O tumor na garganta, conhecido também como câncer garganta ou orofaríngeo, se desenvolve na parte próxima a boca, que os profissionais da área da saúde chamam de orofaringe.
Como a boca está diretamente ligada à garganta, há a participação de ambos na respiração, alimentação e até ao falar. No órgão, também existe inúmeros tecidos e tipos de células, escamosas, que são conhecidas como carcinomas espinocelulares.

De acordo com o site Oncoguia.org, pessoas que tem o tumor na garganta, costuma viver aproximadamente cerca de 5 anos, isso por ainda tem aqueles que vivem muito mais, devido a tratamentos realizados e na maioria dos casos o paciente é curado da doença.
Contudo, o câncer pode não ser fácil de ser identificado, pois a maioria dos sintomas costumam ser semelhantes há outras doenças menos letais. Com isso, preparamos uma lista de sintomas que podem ser causada pela orofaríngeo.

Confira:
1.Mudanças na voz (como se tivesse uma “batata na garganta”);
2.Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta;
3.Irritação da garganta que não passa;
4.Dor de ouvido;
5.Caroço no pescoço;
6.Tosse;
7.Dificuldade para respirar;
8.Perda de peso inexplicável.
9.Dor no pescoço
É importante ressaltar que existem alguns fatores cruciais podem levar ao desenvolvimento do tumor, como o fumo, álcool, idade avançada, produtos químicos e histórico familiar.