Sérgio Camargo, o presidente da Fundação Palmares, chamou o movimento negro de “escória maldita” durante uma reunião gravada sem que ele tivesse conhecimento da gravação. Na ocasião, Camargo também ser referiu a Zumbi dos Palmares usando palavrões e criticou o dia da consciência negra, além disso falou que vai demitir esquerdista que chamou mãe de santo de macumbeira.
Os trechos da conversa vieram a publico por meio do jornal O estado de S.Paulo. Segundo o jornal, essas ofensas teriam sido feitas no dia 30 de abril, a pauta seria um celular corporativo desaparecido que pertencia a Camargo.

Questionado sobre quem poderia ter causado tamanho problema, ele respondeu que qualquer um poderia ter feito isso, e revelou que demitiu três diretores assim que voltou para o cargo.
Segundo Camargo, qualquer um que tenha acesso ao prédio e queira prejudicá-lo poderia ter feito isso. E para ele, quem fez isso pertence à “escória maldita” do movimento negro, que na visão de Camargo, tem a intenção de prejudicá-lo fisicamente.

Sobre Zumbi dos Palmares, que dá nome ao instituto, Camargo disse que não vai admirá-lo, e ofendeu com palavrões a figura de Zumbi, além disso ele declarou que não haverá dia da consciência negra na instituição, porque isso seria uma palhaçada para gastar dinheiro.
A fundação foi procurada para saber o posicionamento oficial sobre as declarações de Camargo e eles apenas lamentaram o vazamento das gravações.
