Esta manhã, a abertura de uma loja Havan em Belém, atraiu um grande público, isso antes mesmo de a porta ser aberta.
A Polícia Civil de Pará decidiu fechar o estabelecimento e informou que “a gestão será orientada a prestar esclarecimentos” por violar as regras previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a turbulência na hora da entrada, isso tudo durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas não utilizavam máscara. A loja foi multada por não cumprir uma ordem estadual que exigia medidas sanitárias para prevenir a Covid-19.
Esta é a quarta loja inaugurada no Pará. Inaugurada às vésperas de um dos maiores eventos religiosos do Brasil, o Círio de Nazaré, que é considerado o Natal dos paraenses. Apesar de não haver apresentação este ano, ainda é a segunda maior data para promover o desenvolvimento do comércio local.

A prefeitura de Belém também afirmou que se tratava de uma atividade privada e que a responsabilidade de coibir e alienar o povo cabia aos funcionários administrativos.
O órgão municipal também destacou que todos devem cumprir o Decreto nº 95.955 / 2020, que autoriza multas e advertências por descumprimento, e todos os poderes públicos municipais que sabem que não cumprem as regras do decreto devem se reportar ao órgão de segurança, que tomará as medidas de investigação criminal apropriadas.