Durante uma entrevista à rede Fox News, o Secretário de Estado dos EUA mencionou a possibilidade de que vários aplicativos chineses sejam proibidos em território Americano. “Com todo respeito aos aplicativos chineses nos celulares das pessoas, eu posso garantir que nós vamos tomar a decisão acertada”, afirmou Pompeo, responsável pela diplomacia americana.
“Não quero passar na frente do presidente [Donald Trump], mas é algo que estamos considerando”. Pompeo chegou a afirmar que as pessoas só devem baixar o aplicativo “se quiserem suas informações pessoais nas mãos do Partido Comunista Chinês.”
A empresa ByteDance dona do aplicativo Tik Tok afirma que opera de maneira separada e que todas as suas centrais de dados estão localizadas fora da China e não estão debaixo das leis submetidas as empresas Chinesas.
Em Nota um porta-voz do TikTok afirma que
O aplicativo é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e líderes-chave em segurança, produtos e políticas públicas nos EUA. A prioridade mais importante e promover uma experiência de aplicativo segura e confiável para todos os usuários. Jamais fornecemos dados dos usuários ao governo chinês e nem o faríamos se solicitado
Com picos de downloads e audiência expressivos, o TikTok vem se tornando um dos app mais populares dos últimos anos, inclusive nos EUA.
Por causa do modelo de publicação de vídeos curtos, bem editados, que se popularizaram pelo aplicativo inclusive está sendo copiado pelo Instagram
A índia proibiu o TikTok e mais outros 58 aplicativos na semana passada.
De acordo com o governo da Índia, os aplicativos são “prejudiciais à soberania, integridade e defesa do país, segurança do Estado e ordem pública”. A proibição aconteceu depois de um sério conflito na fronteira da china e da Índia no início deste mês, no qual cerca de 20 militares indianos morreram.