Há um bom tempo, milhares de pessoas ao redor do mundo notaram algo diferente na forma de navegação de seus celulares. Quem nunca notou que após uma conversa, seja no bar, na praça, praia ou em casa, assuntos relacionados ao que foi falado começam a aparecer através de propagandas e anúncios em seu smartphone.
A princípio, todos acreditavam ser uma coincidência bizarra, mas ao que parece, todas as pessoas que possuem este tipo de tecnologia aparentam ter uma história do tipo sobre seu diário de uso.
Ao que tudo indica, isso não é só uma paranoia, nossos celulares estão nos vigiando e usando nossas conversas no mundo off-line para “aprimorar” nossa navegação no mundo online.
Segundo um sênior da empresa de cybersegurança Asterix, a resposta é “sim!”, o mesmo defende a tese de que isso não é tão do mal quanto aparenta.
Qualquer coisa falada ou dado fornecido, é processado dentro de seu smartphone com a ideia de melhorar sua experiência, mas como vão usar essa informação, infelizmente só depende deles.
O que muitas pessoas as vezes não sabem, é que nem sempre as câmeras e microfones estão conectados em você, mas sim o uso do aplicativo do GPS pode ser um grande “vilão” nesse ponto de vista, da mesma maneira quando autorizamos nosso telefone a alguns aplicativos, onde permitimos que eles tenham acesso a informações de nosso smartphone.