Um novo vírus foi descoberto pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NICD) em Johanesburgo, que fica localizado na África do Sul. De acordo com os estudos realizados, esse vírus causa uma febre hemorrágica e letal, e já causou quatro vítimas fatais, que morreram em decorrência do contágio com do vítima, conforme informações da agência sul-africana.
Segundo o diretor do Departamento de Patologias Especiais, Janusz Paweska, não há dúvidas de que estamos diante de um novo vírus. Ele ainda informou que os estudos estão em parceria junto ao Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos. O novo vírus foi identificado como sendo um arenavírus.

O arenavírus, que ainda não possui um nome específico, é bem diferente dos outros que já estiveram na América do Sul e inclusive na África, por isso a sua ‘formação’ é nova e única. Esse patógeno integra a tanto outros 100 que já afetaram o ser humano e que foi descoberto nas últimas décadas.
A última atualização sobre o novo vírus foi em fevereiro desse ano. O primeiro infectado por esse vírus tão letal foi uma mulher, chamada Cecilia Van Deventer, que acabou perdendo a sua vida na África do Sul, ela chegou a ser levada para Zâmbia para ser tratada.
Uma profissional de saúde que ficou ao lado da mulher infectada, esteve com ele dentro de um pequeno avião no translado de Lusaka até Johanesburgo. Uma freira que atendia no hospital naquele local aonde a Cecilia foi internada, acabou também perdendo a vida em decorrência do novo vírus.