Mob Atualizei

 
Curiosidades

Coronavírus: casamentos pela internet já é realidade no Brasil e até a festa é virtual

- Anúncios -
Revisor CNF - Publicado em 22/05/2020 às 13:15.
- Anúncios -

O surto do novo Covid-19 tem feito as pessoas pelo mundo se adaptarem a uma realidade nova. Uns se iniciaram no Home Office, outros estão comprando mais pela internet e dessa maneira cada um vai se adaptando como pode nesses novos tempos. 

Em Minas Gerais, já estão acontecendo casamentos virtuais, o que causou a felicidade de muitos casais que estavam ansiosos para oficializar sua união. Vários cartórios em tal estado estão concretizando casamentos civis através de videoconferência e escrituras públicas digitais.

- Anúncios -

Antes, essa uniões virtuais estavam sendo realizadas só em um cartório no Barreiro em belo Horizonte e em outro em Venda Nova, porém atualmente há diversas outras opções para aqueles que querem se casar antes do fim da pandemia.
O aumento de unidades que realizam o “web casamento” é autorizado pela Portaria 6.049. A primeira união em Minas Gerais foi entre Heloísa Coutinho e Welton Adriano de Souza em 30 de abril. Além de já estarem casados, puderam fazer isso sem entrar em aglomerações.

- Anúncios -

- Anúncios -

A união digital é composta por um casal e duas testemunhas. O “sim” é registrado em forma de vídeo e substitui a assinatura no livro de registro. Além disso, o arquivo fica armazenado no cartório logo quando o casamento é concluído. Para assegurar a segurança de todos os envolvidos, a festa também é online e o casal recebe os bons votos de felicidades pela internet mesmo.

- Anúncios -