O processo de envelhecimento da pele pode ser causado por dois grandes vilões: a exposição ao sol e os produtos avançados de glicação, (AGEs).
De acordo com a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, os AGEs se formam quando a molécula de glicose (açúcar) reage com as proteínas do organismo.
Isto gera glicação que, somada ao excesso de radicais livres produzidos por má alimentação e outros hábitos, como tabagismo e privação do sono, leva o organismo ao estresse oxidativo.
Essa combinação acarreta a danificação do DNA, que provoca menor atividade celular, causando um efeito cascata: a produção de colágeno e fibras elásticas, enfraquecimento da defesa do organismo e o poder de cicatrização.
O resultado nada mais é que aparecimento de rugas, manchas e flacidez.
O excesso de açúcar é um dos principais culpados pela formação de AGEs.
Além de evitar o consumo alto de doces, é importante incluir alimentos anti radicais na dieta.
Por isso, veja alguns dos principais alimentos responsáveis pelo envelhecimento da pele:
Açúcar: O excesso de açúcar contribui para a formação de AGEs, prejudiciais ao colágeno.
Batatas fritas: É o alimento feito em alta temperatura e baixa umidade, causando a reação de glicação, aumenta a produção de radicais livres que podem causar danos celulares à pele.
O excesso de gorduras e óleo também causa danos ao organismo.
Pão: O pão francês de forma e croissant são exemplos de alimentos com farinha branca, um carboidrato de alto índice glicêmico.
Além de envolvido no processo de glicação, seu excesso pode causar inflamação do corpo por aumentar muito a produção de radicais livres.
E aí, o que você achou deste texto? Não se esqueça de comentar e de compartilhar ele com os seus amigos!