A saúde oral está relacionada com a saúde do coração: Pessoas com problemas dentários, como placa ou inflamações na gengiva, correm mais riscos de sofrer de doenças cardiovasculares se forem comparadas com pessoas que têm uma boa saúde oral.
Por conta disso, é muito importante manter a higiene oral correta, visitando o dentista com frequência, assim evitando a proliferação de bactérias nos dentes e nas gengivas.
Os problemas orais, como a gengivite ou periodontite, permitem a disseminação de bactérias e outros germes que estão sujeitos a migrar da nossa boca para outras regiões, por meio da corrente sanguínea, assim, poderão alcançar o coração.
Lá, os microrganismos podem causar inflamações ou infecções do seu revestimento interno.
O sangramento gengival também proporciona o acesso direto das bactérias para a sua circulação sanguínea.
Para evitar complicações, deve-se manter uma boa saúde oral, ir no dentista com frequência, também é muito importante fazer uma higiene bucal correta, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, com uma escova macia.
Além disso, é muito recomendado usar o fio dental e o enxaguante oral pelo menos uma vez ao dia, para assim manter a sua boca o mais longe possível dos micróbios e bactérias que podem vir a causar futuramente alguma doença cardiovascular.
E aí, o que você achou deste texto? Não se esqueça de comentar e de compartilhar ele com os seus amigos!