No reality A Fazenda 12, Raíssa Barbosa, a ex-vice-Miss Bumbum, discutiu com Luiza Ambiel e, logo depois, foi até o banheiro e deu vários chutes na porta até quebrá-la. Esta não foi a primeira vez que Raíssa Barbosa passa a ter atitudes descontroladas. Ela mesma já disse ter síndrome de Borderline. A Coluna Leo Dias chamou a psicóloga Rosângela Silva para realizar uma análise do quadro apresentado por Raíssa e o convívio com as pessoas.
“A doença de Borderline é um distúrbio gravíssimo de atitudes agressivas, envolvendo diversas partes da atuação da pessoa com atitudes e condutas desarmônicas”, disse a especialista. Segundo a psicóloga, o descontrole e a baixa quantidade de humor são sintomas de pessoas que apresentam este tipo de atitude. as atitudes de descontroles decorrem da baixa capacidade do paciente em criar críticas na parte de interpretação de processos do dia a dia dos relacionamentos interpessoais.
“A Desadaptação das atitudes é frequente com tendência marcante a agir por impulso, não considerando as consequências. A baixa expressão de humor predomina nessas pessoas desencadeando momentos de raiva muito grande, ligados a atitudes violentas ou a explosões de comportamentos”, analisa. A psicóloga disse ainda que o sofrimento psíquico ao qual Raíssa está tendo. “A dor (psíquica) é bem grande. Como se Raíssa não pudesse ‘dar conta’ do sofrimento que ela esta sentindo , do que está causando tudo isso. Ela está tendo uma dor emocional bem grande”, complementa.
A psicóloga relatou ainda que, nessas situações, surge a importância de um acompanhamento especializado de um profissional para saúde e bem estar da pessoa. “Todo transtorno mental precisa de tratamento especializado por um profissional e quando essas pessoas apresentam surtos com frequência o processo de acompanhamento médico é de muita importância para evitar danos psíquicos e sociais irreversíveis para o paciente e as pessoas de seu convívio”, afirma.